segunda-feira, 4 de março de 2013

Melhoramento do texto do Rafael



          Lá, em Alpiarça
       No dia 23 de fevereiro de 2013,( sábado), eu e a minha família fomos visitar umas pessoas em Alpiarça.
         Saímos de casa por volta das 10h30.
         Eu tenho um Tablet que levei para nos indicarmo-nos o caminho (ele tem GPS). Houve uma parte que o meu pai não foi pelo caminho que o Tablet indicava. A viagem demorou 2 horas.
         Primeiro fomos a uma loja de uma pessoa. O meu pai e o meu avô foram a uma adega, enquanto a minha mãe e a minha avó ficaram a conversar com uma pessoa (que se chama Fernandita).
         Depois, eu, o meu irmão e o meu pai fomos para a casa da Fernandita, porque nós íamos almoçar lá nessa casa (a sorte é que ela já estava aberta, mas não estava lá ninguém).
         O meu pai foi-se entreter a ver TV, e eu e o meu irmão fomos brincar. Depois chegou o meu avô, a de segida seguir dele chegou a minha mãe e a minha avó, a seguir chegou e a Fernandita e a sua mãe e o padrinho do meu irmão e a sua namorada.
         A seguir fomos almoçar, eu almocei arroz de pato (em vez de pato era frango) e os outros migas(comida regional á base de pão). A meio do almoço, veio o afilhado do meu pai e da minha mãe, que tinha vindo da natação.
      Depois de eu almoçar, fui ver TV e depois dos outros almoçarem perguntaram se eu queria ir ver aos tratores (o meu irmão adora tratores e por isso o padrinho dele perguntou-lhe porque ele conhecia um sitio com os tratores) e eu disse não, mais tarde, a namorada dele perguntou se eu queria ir e eu acabei por ir e eu disse que sim.
         O padrinho do meu irmão disse que havia lá um cão e eu e o meu irmão dissemos que o queríamos ver o cão.
         O cão ainda era cachorro portanto era teimoso e rápido. Ele tinha começado a perseguir-me e eu comecei a correr como que nem se estivessem atrás de mim milhares de leões.
         A seguir fomos para casa e eu ajudei a namorada do padrinho do meu irmão a ter internet no telemóvel, ela não sabia qual era a palavra passe da net.
         A seguir disso, perguntaram-me se eu queria ir ao café e eu disse, outra vez não. Eu fiquei com o afilhado dos meus pais e da minha mãe. Entretanto, eu fiquei a conversar com alguns colegas da nossa sala no facebook.
         Passado muito tempo, os os meus famíliares outros voltaram, eles disseram que durante aquele tempo todo, ficaram a conversar no café.
         A seguir a Fernandita estava a achar estranho o navegador de internet, portanto…vocês já sabem, ajudei-a a resolver o problema.. Passado algum tempo eu fiquei a ver TV e a seguir fui-me embora para casa.
         E este foi o dia lá, em Alpiarça que eu passei em Alpiarça.

 Proposta de gramática do Rafael

1-Procura determinantes possessivos no texto e forma 3 frases mas o determinante tem que passar a ser pronome possessivo.
O meu cão é castanho.
O cão castanho é meu. Brumo

A gaveta do meio é minha.
A minha gaveta é a do meio. Ivan


Os meus lápis são amarelos.
Os lápis amarelos são meus.        Beatriz


2- Nas frases que tu fizeste, identifica o grupo nominal e grupo verbal.

1 comentário:

  1. adorei fazer o melhoramento do texto do rafael eu percebi alpiçarra em vez de alpiarça

    ResponderEliminar