segunda-feira, 4 de março de 2013

Melhoramento do texto da Beatriz




 
 Quando crescer quero ser....
Eu desde muito pequena digo que quero ser veterinária, pois gosto muito de animais,. tTambém gostava de ser bailarina, pois gosto muito de dançar,. mMas, para isso, sei que tenho de me esforçar na escola para concluir o 1º ciclo, o secundário e ter boas notas para entrar na universidade.
            Ser veterinária é: ter carinho pelos animais, cuidar deles quando estão doentes, fazer operações quando é necessário, pois por vezes aparecem à veterinária muito mal tratados.
            Os meus pais e eu tínhamos um gato chamado “Neco” que caiuo da janela do 3º andar e tivemos que o levar àa veterinária porque pois partiu uma pata e teve de ser operado., pois aA partir dessa altura, vi como a veterinária tratava ou do meu gato com muito amor e carinho!.
            Um amigo do meu pai tem uma quinta com muitos cavalos, éguas e potros onde já fui algumas vezes andar de cavalo e dar de comer aos potros., onde gGostava de ser veterinária nessta quinta!.
            Em relação a ser bailarina. jJá andei 4 anos no ballet, mas percebi que não tenho grande vocação.
Espero que o meu sonho de criança se torne realidade para eu ser uma boa veterinária.


 Beatriz Parreira Carvalho

PROPOSTA DE GRAMÁTICA

1- Palavras da mesma família (família de palavras) de quinta:


Quintal, quintinha, quintão, quintarola


2-Grau dos adjetivos

A Beatriz é sonhadora. Grau Normal
A Beatriz é menos sonhadora do que a Manuela. Grau Comparativo de Inferioridade.
A Beatriz é tão sonhadora como a Manuela. Grau comparativo de Igualdade.
A Beatriz é mais sonhadora do que a Manuela. Grau Comparativo de Superioridade.
A Beatriz é a mais sonhadora da turma. Grau Superlativo Relativo de Superioridade.
A Beatriz é a menos sonhadora da turma. Grau Superlativo Relativo de Inferioridade.
A Beatriz é muito sonhadora. Grau Superlativo Absoluto Analítico. 
A Beatriz é sonhadoríssima. Grau Superlativo Absoluto Sintético.

                         

2 comentários: